Na hora de adquirir um imóvel, vários documentos devem ser verificados e um deles em específico, deve receber uma atenção especial.

A crise pode ser uma oportunidade, principalmente para aqueles que preferem aplicar em algo concreto.
28 de setembro de 2020
Setor imobiliário acelerou!
29 de outubro de 2020

Na hora de adquirir um imóvel, vários documentos devem ser verificados e um deles em específico, deve receber uma atenção especial.

Autor: Lourenço Fattori,

O HABITE-SE é um documento que atesta que determinada residência foi construída de acordo com as normas estabelecidas pela Prefeitura local. E é necessário tanto para novas construções quanto para obras e reformas.

Sem esse documento, o imóvel, por lei, não tem condição de ser habitado. O que o torna essa propriedade irregular e dificilmente algum banco aceitará fazer um financiamento. Vale lembrar que documentos de despesas, como IPTU e contas de água, não garantem a regularidade do imóvel.

Caso você queira saber se seu imóvel possui esse certificado, deverá ir até o Cartório de Registro de Imóveis responsável e solicitar uma certidão de matrícula atualizada, na qual o HABITE-SE deve estar devidamente averbado.

Agora se você adquiriu um imóvel e descobriu que ele não possui esse certificado, será preciso fazer um requerimento junto à Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade e passar por todo um procedimento, normalmente esse processo é acompanhado por um engenheiro ou arquiteto devidamente registrado.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o HABITE-SE.
Estão curtindo as dicas? Então não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *